O seu aborrecimento gelava os mais ébrios, e o seu silêncio pesava aos mais determinados. De repente, saindo do seu devaneio, disse resolutamente para si próprio:
- Em nome de Deus! Tenho que me divertir.
Com estas palavras o inferno todo estremeceu; e, com o barulho que fez, os guardiões dos domicílios celestes armaram as suas espingardas a pistão. O Diabo, encantado com o efeito que produzira, estendeu a sua mão branca e magra como a de um jovem devasso. Com um sinal ordenou o silêncio; e, falando aos seus súbditos com aquela voz potente a que pode dar o som retumbante da trombeta e os surdos gemidos dos vulcões, com aquela voz que por vezes faz rebentar como trovões, e com frequência amansa até aos sons fugitivos da harpa eólica, disse com um sorriso:
- Meus Danados, Daqui a um bocado, haverá alguns milhões de séculos que habito neste retiro, a crer no Senhor Cuvier, e há somente duzentos ou trezentos anos que tive a fantasia de possuir um teatro. No entanto, o aumento prodigioso da população dos meus estados, sobretudo desde a invenção da pólvora, a descoberta do Novo-Mundo, a imprensa, os jesuítas, a lotaria, o acetato de morfina, as casas de jogo e a cólera-morbus, fizeram-me adiar os meus projectos de divertimento. [...] posso hoje em dia, [...], ocupar-me dos meus prazeres e dos vossos. Quero portanto que me erijam uma sala de espetáculos, que me façam peças, e que representem comédias em minha casa...
4 Comments:
mt fixe....gostei bastante....bom natal e boa passagem de ano....;) Abraço, Jorge Leitao
Este comentário foi removido pelo autor.
Diverte-te Jorge :)
Gostei!
=]
Feliz ano novo
diverte-te muito!!
beijo
Enviar um comentário
<< Home