domingo, dezembro 24, 2006

24 Dezembro

O seu aborrecimento gelava os mais ébrios, e o seu silêncio pesava aos mais determinados. De repente, saindo do seu devaneio, disse resolutamente para si próprio:

- Em nome de Deus! Tenho que me divertir.

Com estas palavras o inferno todo estremeceu; e, com o barulho que fez, os guardiões dos domicílios celestes armaram as suas espingardas a pistão.
O Diabo, encantado com o efeito que produzira, estendeu a sua mão branca e magra como a de um jovem devasso. Com um sinal ordenou o silêncio; e, falando aos seus súbditos com aquela voz potente a que pode dar o som retumbante da trombeta e os surdos gemidos dos vulcões, com aquela voz que por vezes faz rebentar como trovões, e com frequência amansa até aos sons fugitivos da harpa eólica, disse com um sorriso:

- Meus Danados,
Daqui a um bocado, haverá alguns milhões de séculos que habito neste retiro, a crer no Senhor Cuvier, e há somente duzentos ou trezentos anos que tive a fantasia de possuir um teatro. No entanto, o aumento prodigioso da população dos meus estados, sobretudo desde a invenção da pólvora, a descoberta do Novo-Mundo, a imprensa, os jesuítas, a lotaria, o acetato de morfina, as casas de jogo e a cólera-morbus, fizeram-me adiar os meus projectos de divertimento. [...] posso hoje em dia, [...], ocupar-me dos meus prazeres e dos vossos. Quero portanto que me erijam uma sala de espetáculos, que me façam peças, e que representem comédias em minha casa...

-> A Comédia do Diabo, Balzac

4 Comments:

At 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mt fixe....gostei bastante....bom natal e boa passagem de ano....;) Abraço, Jorge Leitao

 
At 12:47 da tarde, Blogger airesff said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 12:48 da tarde, Blogger airesff said...

Diverte-te Jorge :)

 
At 11:25 da manhã, Blogger Unknown said...

Gostei!
=]

Feliz ano novo
diverte-te muito!!
beijo

 

Enviar um comentário

<< Home