sábado, janeiro 20, 2007

consciência individual vs consciência 'social'

O desafio que o próximo referendo representa não é tanto o de irmos votar numa convicção pessoal, na nossa definição de 'vida', ou seja o que fôr da esfera da consciência individual.

O desafio em causa é votar com consciência social e pragmatismo. Isto porque uma mulher que seja 'religiosamente' contra a IVG não erá fazê-la, apenas porque é legal até às X ou Y semanas. Da mesma forma, a mulher que não pense assim e tenha os meios financeiros irá fazê-lo de qualquer das formas. Bem-vindos à realidade!

A questão é, portanto, se o impacto a longo prazo do IVG é positivo; isto é, se o número de abortos diminui com base num 'planeamento familiar' mais consciente. Na França o impacto foi positivo. Na blogosfera, a Gisela Nunes tenta esclarecer estas e outras questões (de consciência social) no sim-esclarecido.

Com efeito, o meu apelo é: deixem a 'moral' em casa (sei que é difícil) quando forem votar e substituam-na pela 'ética'.

1 Comments:

At 11:08 da manhã, Blogger _aTucse_ said...

eu realmente, se for às votações, irei votar NÃO... porque acho que ninguem tem o direito de tirar a vida àquele que cria uma vida dentro de cada mulher...
é de muito mau "tom", tirarmos a vida, a um ser, tão fragil, tao pequenino...
e com 10 semanas de gestação, como já li em algures (nao sei até que ponto é verdade, o que li na realidade foi muito às pressas, o tempo esgotava-se), só nao tem os pulmoes formados... o resto tudo nele (ser) já existe...
meu Deus, como há coragem para tudo neste mundo...!!

Bem, mas por vezes o SIM também entra na minha cabeça, porque um ser vir ao mundo para sofrer.. para ser maltratado, para ser violado, para ser "espezinhado"... assim, também nao vale a pena.. é um assunto no qual... nem estou muito à vontade, mas que gostaria de expressar a minha opiniao... aqui está ela.. entao! :)

Nao Discuto, e cada um tem a opinião que tem... Eu respeito a tua, tu respeitas a minha, e ficamos felizes :)


Beijinho Assim*

 

Enviar um comentário

<< Home