sábado, janeiro 06, 2007

mentalidade emergente

Hoje em dia já (nos países desenvolvidos) não se coloca o problema de acesso à informação. A questão é antes outra; o que fazer a tanta informação?

Não existe melhor laboratório para estudar esta questão do que o mundo dos 'jovens' - como se comportam hoje em dia? O telemóvel, gps, www, formas interactivas de comunicação, televisão digital, google, etc. são uma rede de informação e comunicação integrada absolutamente funcional e práctica.

Um exemplo trivial: estava na Fnac a procurar um certo tipo de música cubana moderna. Sabia que a banda que procurava era a mesma banda da música seis de uma dada banda sonora. Naturalmente tive a ideia de enviar uma mensagem a um amigo a perguntar se estava perto do computador. Caso estivesse {não estava, mas obrigado na mesma, Sara} a resposta surgiria em segundos no google...

Os mais novos talvez não usem tanto o telemóvel para tirar dúvidas culturais.. Eles próprios criaram uma nova linguagem (com muita abreviação e pouca pontuação) que eu tenho dificuldade em seguir. Irmãos mais novos de pessoas que conheço contam-me as aventuras na 'internet' - os 'namoros' que começam e acabam sem que se conheçam pessoalmente - o poder da comunicação é brutal.

Na antiga Grécia chamaram a atenção para um facto relacionado com a comparação entre o 'presente' e o 'passado' e formularam um 'paradoxo' cujo nome não recordo. O enunciado, contudo, é simples. Posso formulá-lo assim; o passado parece-nos sempre mais 'belo' e 'ordenado' do que o presente, visto que chega até nós já estruturado (os pais que nos contam, um livro que lemos, etc.). Já o presente é vivido integralmente em tempo real e, por isso, parece-nos caótico.

Apesar disto, começo a acreditar que a minha velha 'tese' (a qual seria facilmente desmontada usando o argumento mencionado) começa a ter um fundo de verdade; a quantidade de informação e de facilidades nos dias de hoje começam a ser de tal ordem que boa parte das pessoas já não as consegue processar tendo, por isso, dificuldades em agir racionalmente perante uma situação particular.

Poucas ferramentas limitam. Muitas ferramentas confundem.

Brave New World... Do you remember? :)

2 Comments:

At 3:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

e é entao que o humano irá(deverá/deveria) evoluir no sentido de desenvolver "filtros" de forma a absorver apenas o importante para ele...:P pra ja confunde, pois como dizes, é novo...logo é caotico...:P

abraço, Littlepig

 
At 2:05 da tarde, Blogger airesff said...

Sim, em linguagem mais 'física', o que se pode fazer é filtrar o 'ruído', ou então não filtrá-lo e ser feliz dessa forma...

 

Enviar um comentário

<< Home